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Karl Marx ✆ Tellez
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Seiji Seron /
Em 1919, o dirigente bolchevique Nikolai Bukharin publicou pela primeira
vez seu livro Teoria econômica da
classe rentista (Economic theory of the leisure class). Este livro,
praticamente desconhecido no Brasil – e ainda sem tradução em português – é,
talvez, a melhor crítica marxista já escrita da teoria econômica burguesa
ensinada até hoje nas universidades de economia.
Exilado pelo regime czarista em 1911, Bukharin rapidamente
foge da Sibéria em direção à Viena, onde assiste às palestras do prof. Eugen
Bohm von Bawerk, um dos principais nomes da Escola Austríaca de economia, a
mesma de Ludwig von Mises – “menos Marx, mais Mises” –, Friedrich A. Hayerk e
Murray Rothbard, alguns dos heróis do panteão MBL. Durante seus seis anos de
exílio, Bukharin se ocupará “com o plano de formular uma crítica sistemática da
economia teórica da nova burguesia” e, especialmente, de Bohm-Bawerk, até
retornar à Rússia, em 1917 (Preface
to the Russian Edition). Neste artigo –, que queremos que seja só o primeiro de
vários –, faremos um resumo do segundo capítulo do livro de Bukharin.
Da Economia
Política às “econômicas”
Nas faculdades de economia burguesas, frequentemente se diz
que a economia “é uma ciência social que estuda a administração dos recursos
escassos entre usos alternativos e fins competitivos”, uma definição do
estadunidense Paul Samuelson (1915-2009).
Ora, o nome de Karl Marx quase sempre aparece nos resultados
de pesquisa do Google, ou na Wikipédia, junto de alguns “rótulos”: escritor,
jornalista, filósofo, revolucionário, etc. Um desses rótulos, geralmente, é o
de “economista”. Mas os textos “econômicos” de Marx, por nunca foi um
economista. Nem mesmo o próprio Marx se considerava um economista político, mas
sim um “crítico da Economia Política” clássica de Adam Smith (1723-1790) e
David Ricardo (1772-1823).
Adam Smith, autor do famoso tratado sobre A Riqueza das Nações, foi também o
inventor da expressão “mãos invisíveis” do mercado. Embora fosse um liberal,
Smith tornou-se um economista ainda na época “revolucionária” da burguesia, em
luta contra o Antigo Regime dos reis e da nobreza parasitária feudal. Suas
teorias não eram simplesmente estudos sobre a administração de recursos
escassos, mas sim “uma teoria social, um elenco articulado de ideias que
buscava oferecer uma visão do conjunto da vida social”, das relações sociais
capitalistas que estavam surgindo da crise do Antigo Regime. (Economia
Política, J. Paulo Netto, p. 29). Por isso, o que se chama, hoje, somente de
“economia”, naquela época chamava-se “Economia Política”.
A Economia Política surgiu como uma arma de guerra da
nascente classe burguesa contra o Antigo Regime. Por isso, os economistas
políticos clássicos desenvolveram essa “arma” em torno da teoria do
valor-trabalho, simplificadamente, a ideia de que a fonte da riqueza das nações
é o trabalho, que caiu como uma luva contra àquela nobreza reacionária, que não
trabalhava mas tinham todo o poder e a riqueza. Mas a teoria do valor-trabalho
é uma teoria revolucionária não só em relação ao feudalismo, mas também à
burguesia, pois, se a fonte da riqueza é o trabalho, porque os capitalistas
ficam cada vez mais ricos, mas, em comparação, os trabalhadores ficam cada vez
mais pobres?
A teoria do valor-trabalho expunha um ponto vital da
burguesia: a mais-valia, simplificadamente, a ideia de que os capitalistas
ficam cada vez mais ricos porque enriquecem às custas não do próprio trabalho,
mas sim do trabalho dos outros. Por isso, a burguesia, depois de ter construído
“um mundo à sua própria imagem”, se empenha em tentar refutar, em negar a
descoberta científica da teoria do valor-trabalho tanto quanto o diabo se empenha
em fugir da cruz. As teorias de Eugen Bohm von Bawerk (1851-1914) surgem nessa
tentativa, e é contra essas teorias que Bukharin dedica um bom tempo dos seus
seis anos de exílio à Teoria
econômica da classe rentista.
Bohm-Bawerk é – junto com Carl Menger (1840-1921), William
Stanley Jevons (1835-1882) e Leon Walras (1834-1910) – um dos arquitetos da
“contrarrevolução marginalista” do final do século XIX, que não passa de uma
reelaboração mais sofisticada, mais “perfumada” das teorias daqueles que Marx
chamou de “economistas vulgares”, por exemplo, William Nassau Senior
(1790-1864), Frédéric Bastiat (1801-1854), Jean Baptiste Say (1767-1832). A
partir das teorias vulgares, os marginalistas tentaram criar uma teoria do
valor alternativa à teoria do valor-trabalho: a teoria do valor subjetivo, ou
valor-utilidade, ou “utilidade marginal”.
Nas faculdades de economia burguesas, a teoria da utilidade
marginal é considerada o começo da economia “científica”, e a teoria do
valor-trabalho de Marx, baseada na Economia Política clássica, uma teoria
enviesada e pré-científica. O termo Economia
Política (em inglês, Political
Economy) é, então, abandonado, e a ”nova” ciência é batizada Economia tão
somente (em inglês, Economics);
supostamente apolítica, neutra e imparcial, “que estuda a administração de
recursos escassos”, ou seja, que relações supostamente técnicas, entre
pessoas e coisas, e não as relações sociais, entre pessoas.
O que é
“valor”?
Simplificadamente, Bukharin define valor como “o
padrão determinante dos preços”, aquilo que determina os preços. Ora, numa
economia capitalista, o “preço, e, portanto, o padrão determinante dos preços,
que é o valor, é a categoria fundamental que abrange tudo” (Idem). Ou
seja, salário, lucro, juros, etc., tudo do capitalismo depende dessa categoria
chamada valor. Mas o que é realmente esse padrão? O que determina os
preços? O que é, de fato, o valor? De que é feito o valor, o que constitui
valor, qual o “conteúdo” do valor?
Na teoria de Marx, o valor é uma relação entre dois fenômenos sociais:
1) o preço e 2) a produtividade do trabalho. Na teoria de Bohm-Bawerk, o valor
é uma relação entre 1) o preço e 2) as preferências subjetivas, psicológicas,
as avaliações individuais dos consumidores. Ou seja, na teoria de Bohm-Bawerk,
o valor é uma relação entre um fenómeno social, o preço, e um fenômeno individual. Por isso, Bukharin diz que a
teoria do valor de Marx é uma teoria objetiva,
e a teoria de Bohm-Bawerk é uma teoria subjetiva:
porque, na teoria de Marx, o valor é uma relação social, entre pessoas; na
teoria de Bohm-Bawerk, o valor é uma relação individual, entre uma pessoa
e uma coisa.
Segundo Bohm-Bawerk, o valor depende de qual é a utilidade
daquela coisa pr’aquela pessoa, ou seja, o padrão determinante dos preços é a
utilidade das mercadorias.
Enquanto que, com Marx, a
utilidade é só a condição para a origem do valor, sem determinar o grau do
valor [ou seja, sem determinar o preço] Bohm-Bawerk deriva o valor
inteiramente da utilidade e o torna a expressão direta desta última (C.
2-2 Utility and Value (Subjective)).
Os dois
pontos de vista da mercadoria
No primeiro capítulo d’O
Capital – “A Mercadoria” –, Marx escreveu que, no capitalismo, o
trabalho tem um “duplo caráter”, ou “dupla natureza”: uma natureza qualitativa
e uma natureza quantitativa. Por isso, as mercadorias “podem ser
consideradas sob um duplo ponto de vista: o da qualidade e o da quantidade”.
O ponto de vista qualitativo da mercadoria é o ponto de vista da utilidade da
mercadoria, ou seja, quais são as necessidades ou desejos que aquela mercadoria
satisfaz. Já o ponto de vista quantitativo é o ponto de vista daquilo que
Bukharin chama de “produtividade do trabalho”, ou seja, do “tempo de trabalho
socialmente necessário”, simplificadamente, de quanto tempo uma mercadoria demora
até ficar pronta e de quanto esforço exige produzir essa mercadoria, quanto
dispêndio de nervos e músculos.
Por que Marx diz que o ponto de vista da utilidade das
mercadorias équalitativo, e não quantitativo. Porque cada mercadoria tem a sua
utilidade particular.
Nem toda mercadoria tem a mesma utilidade. Algumas
mercadorias podem satisfazer várias necessidades diferentes. A água tem várias
utilidades, por exemplo: beber, cozinhar, tomar banho, lavar a louça, as
roupas, etc. Além disso, algumas necessidades possam ser satisfeitas por várias
mercadorias diferentes, por exemplo, uma pessoa pode comer arroz e feijão, ou
pode comer macarrão. Mesmo assim, não existe nenhuma utilidade universal,
comum a todas as mercadorias. Cada mercadoria tem a sua utilidade particular.
Mas, se não existe nenhuma utilidade universal, comum a
todas as mercadorias, também não é possível comparar as mercadorias do ponto de
vista da utilidade. Então como é que o preço das mercadorias é determinado pela
utilidade?
Marx responde: não é! O preço das mercadorias NÃO pode ser
determinado por algo particular a cada uma delas, porque o que éparticular de
cada mercadoria não pode ser comparado, uma com as outras. Por isso, o padrão
determinante dos preços, o valor, só pode ser algo universal, que seja
comum a toda e qualquer mercadoria, sem exceção: pois só aquilo que é comum é
passível de comparação. E o que é esse algo universal? Qual é a única coisa
comum a toda e qualquer mercadoria, sem exceção? Que todas as mercadorias são
produtos do trabalho.
Cada mercadoria particular é produzida por um tipo diferente
de trabalho, por exemplo, o trabalho de um operário gráfico ou ceramista é
diferente do de um metalúrgico, ou de um bancário, professor, metroviário, etc.
Mas todos esses trabalhos não são nada mais, nada menos que dispêndio de nervos
e músculos em função do tempo, e esse dispêndio em função do tempo é passível
de ser medidoquantitativamente, por exemplo, em “horas de trabalho”. Portanto,
o trabalho é algo comparável. As necessidades e desejos humanos não. Por isso,
o valor, ou seja, o padrão determinante dos preços só pode ser o trabalho,
nunca a utilidade.
O paradoxo
da água e do diamante
Mas, se o valor das mercadorias depende do trabalho... o
lucro do patrão também! Por isso, a burguesia precisa negar a descoberta
científica da teoria do valor-trabalho. Mas, se a única coisa comum a toda
mercadoria é ser produto do trabalho, como medir e comparar quantitativamente
as mercadorias sem se expor ao golpe fatal da mais-valia? Ora, segundo Marx, a
mercadoria “pode ser considerada sob um duplo ponto de vista”, o da utilidade e
a do esforço necessário à sua produção. “Então, façamos da utilidade algo
possível de medir e comparar”, responderam os marginalistas.
Ou seja, a suposta “refutação” de Marx por Bohm-Bawerk não
passa de uma tentativa fracassada de nos convencer que é possível medir e
comparar necessidades e desejos humanos e, consequentemente, as utilidades das
várias mercadorias. Por isso, a teoria de Bohm-Bawerk é uma salada. Por
exemplo:
Segundo Bohm-Bawerk, a utilidade (em inglês, utility) “se expressa de duas formas
essencialmente diferentes; a forma inferior está presente sempre que uma
mercadoria em geral tem a capacidade de servir ao bem-estar humano. A forma
superior, por outro lado, requer que a mercadoria seja não só causa eficiente,
mas, simultaneamente, condição indispensável de um bem-estar resultante [...].
O estágio inferior é denominado utilidade [em inglês, usefullness]; o superior, valor”. Por exemplo, a relação de um copo
d’água ao “bem-estar humano” é diferente no caso de uma pessoa sentada perto de
“uma fonte que proporciona uma oferta abundante de água potável” e no caso de
“outro homem, um viajante no deserto” (Bohm-Bawerk, cit. Bukharin, C. 2-2).
No primeiro caso, o
copo d’agua não pode ser considerado como uma condição indispensável; mas no
último caso, sua utilidade é de um grau “extremo”, já que a perda de um único
copo d’água pode ter consequências sérias para o nosso viajante. (C.
2-2)
Por isso, Bukharin diz que o ponto de partida da teoria de
Bohm-Bawerk é a “utilidade certificada” (Idem). Simplificadamente,
Bohm-Bawerk diz as utilidades são passíveis de comparação porque há utilidades
“extremas”, “indispensáveis”, ou seja, algumas utilidades são mais importantes,
enquanto outras são menos importantes. Mas de que maneira a utilidade maior ou
menor de uma mercadoria influencia no seu preço?
Ironicamente, ao dizer que algumas necessidades são mais
importantes e outras, menos importantes, Bohm-Bawerk vai de encontro a uma
frase muito famosa nas faculdades de economia, mesmo economia burguesa:
Nada é mais útil que a
água, mas ela não pode comprar quase nada; quase nada pode ser obtido em troca
dela. Um diamante, pelo contrário, quase não tem nenhum valor em uso [nenhuma
utilidade], mas uma quantidade muito grande de outros bens pode frequentemente
ser obtido em troca dele.
O autor desta frase é ninguém mais, ninguém menos que Adam
Smith, aquele Economista Político que inventou a ideia das “mãos invisíveis” do
mercado.
Toda
avaliação subjetiva é, sempre, avaliação de utilidade?
Até um economista burguês como Adam Smith já sabe, desde
muito tempo antes de Marx ou Bukharin, que a utilidade jamais poderia ser o
padrão determinante dos preços, o valor.
É característico do
modo moderno de produção, acima de tudo, que este não produz para as
necessidades do próprio produtor, mas para o mercado. O mercado é o último elo
numa corrente de variadas formas de produção, na qual a evolução das forças
produtivas, e a correspondente evolução das relações de troca destruiu o antigo
sistema de economia natural e suscitou novos fenômenos económicos (C. 2-2).
Nesse processo de transformação da “economia natural” em
economia capitalista, Bukharin distingue três estágios. No primeiro estágio, “o
centro de gravidade se situa na produção para o consumo próprio”, só o
excedente, aquilo que “sobra” e que não é imediatamente consumido pelo produtor
é posto à venda no mercado. “Gradualmente, a evolução das forças produtivas e a
ameaça da competição leva a uma mudança no centro de gravidade em direção à produção
para o mercado”, mas, mesmo nesse segundo estágio, boa parte de tudo que é
produzido ainda é consumido por quem produziu (Idem).
Segundo Bukharin, as condições desse segundo estágio ainda
podem ser observadas com frequência na agricultura camponesa. “Ainda assim,
isso não implica uma cessação”, uma interrupção “do processo de evolução. A
divisão social do trabalho continua avançando, alcançando finalmente um nível
no qual a produção em massa para o mercado torna-se um fenômeno típico” e
nenhum dos produtos é consumido pelos próprios produtores (Idem). Na
teoria de Bohm-Bawerk, o valor é uma relação entre o fenômeno social do preço e
o fenômeno psicológico, ou seja, individual das avaliações subjetivas dos
consumidores. Mas será que está relação é a mesma, é igual em todos os três
estágios que Bukharin distingue?
Não. Numa economia natural, por exemplo, numa tribo
indígena, com poucos recursos e pouco produtiva em comparação com a indústria,
tudo aquilo que é produzido tem uma utilidade “certificada”. Mas, na medida em
que a economia se torna mais produtiva, ou seja, na medida em que há mais
“sobra”, mais excedente, cada vez menos esses produtos excedentes são avaliados
de acordo com a utilidade, com que necessidades ou desejos satisfazem, pois já
não tem utilidade pr’aqueles que os produziram, antes de mais nada. Até que,
finalmente, a produção que é propriedade dos capitalistas, da burguesia, já não
tem mais nenhuma utilidade que não seja a venda.
Por conseguinte, é
precisamente a completa ausência de avaliações baseadas na utilidade das
mercadorias que é característica das economias que as produzem (Idem).
Mas e os compradores? Os produtos postos à venda podem não
ter utilidade pr’aqueles que estão vendendo, mas se esses produtos não tivessem
utilidade nenhuma a não ser a venda, ninguém os compraria! Bukharin não disse
que, na teoria de Marx, a utilidade é “condição para origem do valor”?
Bohm-Bawerk,
o pecador
Adam Smith é economista burguês, mas é um economista da
época revolucionária da burguesia, quando ainda interessava à essa classe
provar cientificamente que a fonte da riqueza é o trabalho.
Hoje em dia, a burguesia não fala mais de “trabalho”, mas de
“mérito”, pelo mesmo motivo que tenta nos convencer de que o valor depende da
utilidade, e não do trabalho: porque a conclusão que se chega a partir das
descobertas científicas da própria burguesia, naquela época em que a burguesia
era uma classe revolucionária em luta contra o Antigo Regime feudal, é que a
nova sociedade burguesa ainda é baseada na exploração do homem pelo homem tanto
quanto aquela sociedade que lhe antecedeu, portanto, a burguesia é uma classe
exploradora historicamente condenada, e que “cria seu próprio coveiro”: a
classe trabalhadora, o proletariado.
Mas uma “caracterização sociológica” como essa da teoria de
Bohm-Bawerk “não nos livra da responsabilidade de travar uma guerra contra ela
mesmo no campo de uma crítica puramente lógica” (Preface to the Russian
Edition) . Por isso, vamos supor que Bohm-Bawerk estivesse certo, ou seja,
que o valor fosse uma relação entre os preços e as avaliações subjetivas dos
consumidores, e não a produtividade do trabalho, como diziam Smith e Marx.
Mesmo assim, Bohm-Bawerk estaria numa enrascada. Por quê?
Por exemplo – um exemplo do próprio Bohm-Bawerk – uma dona
de casa fazendo as compras do mês:
Se, com a mesma
quantia de dinheiro, nós pudermos comprar uma dúzia de bananas, ou meio quilo
de feijão e três maçãs, ou meio quilo de feijão e duas garrafas de água
sanitária, ou... etc., cada pessoa comprará aquelas mercadorias que tiverem a
maior utilidade segundo suas avaliações individuais. Mas essas avaliações
individuais pressupõem tanto os preços das mercadorias que vamos comprar no
mercado quanto a quantia inicial de dinheiro com que vamos lá. Tanto os preços
das mercadorias quanto a quantia de dinheiro inicial são “dadas”, ou seja, as
duas coisas já estão pré-estabelecidas antes mesmo de irmos ao mercado, e é
“somente dentro desses limites que uma certa avaliação baseada na utilidade
pode ser praticada” (Idem).
Ora, o próprio Bohm-Bawerk (cit. Bukharin, C. 1-1 Objectivism
and Subjectivism in Political Economy) diz que é um pecado capital de
método ignorar, presumir, tomar por certo ou como “dado” aquilo que se deve
explicar. Mas as avaliações individuais dos compradores dependem dos preços!
Segundo a teoria de Bohm-Bawerk, o valor é a relação entre
os preços e as avaliações individuais dos consumidores. Mas, se as avaliações
individuais dependem dos preços, será que, no final das contas, o valor é a
relação entre os preços e os preços? Será que o padrão determinante dos preços
é a relação entre preço e preço?
A teoria do valor é a teoria do padrão determinante dos
preços. Ao tentar nos convencer que o valor depende da utilidade, e não do
trabalho, a teoria do valor de Bohm-Bawerk se transforma num círculo vicioso:
os preços dependem das avaliações individuais dos consumidores, mas as
avaliações dos consumidores também dependem dos preços. Consequentemente, o
próprio Bohm-Bawerk e o seu viajante no deserto cometem um pecado capital de
método: tomam como dado aquilo que se deve explicar, ou seja, o próprio preço!
Cão que
ladra não morde
Neste artigo, fizemos um resumo de só um dos cinco capítulos
deTeoria econômica da classe rentista de Bukharin.
Além de um dos arquitetos da teoria da utilidade marginal,
Bohm-Bawerk também criticou teoria de Marx da mais-valia a partir da teoria do
valor subjetivo, ou seja, segundo Bohm-Bawerk, os trabalhadores não são
explorados porque o valor excedente ao final do processo produtivo,
simplificadamente, o lucro não é produzido por um tempo de trabalho não pago,
mas por uma preferência subjetiva de bens presentes sob bens futuros – quem
sabe, um tema para os próximos artigos – e também foi o inventor do “problema
da transformação” dos valores em preços de produção, relacionado ao terceiro
livro d’O Capital.
As “contribuições” de Bohm-Bawerk à economia foram quase
todas feitas contra a teoria de Marx. Mas, no começo do século XX, o novomainstream marginalista
se dividiu. Nas universidades, as teorias de Bohm-Bawerk foram incorporadas, na
medida em que eram úteis contra Marx, à um currículo cada vez mais “técnico” e
matemático, muito influenciado pelo britânico Alfred Marshall (1842-1924). Essa
teoria “acadêmica” que se estuda nas faculdades até hoje é chamada economia neoclássica,
e foi nesse paradigma neoclássico burguês que tanto o “intervencionista”
e “estatista” John Maynard Keynes quanto o neoliberal Milton Friedman se
formaram.
Mas não dessa economia neoclássica que saem as bizarrices do
MBL. A Escola Austríaca de economia de Bohm-Bawerk e Mises é tão absurda que
nem mesmo a burguesia ousaria educar seus principais quadros – os funcionários
do Ministério da Fazenda, do Banco Central, etc., e das grandes empresas e
bancos privados que investem nas bolsas – nessa Escola. Por exemplo, os
austríacos acham que não deveria existir Banco Central nem a moeda oficial, o
Real, e que cada banco, cada empresa e até mesmo cada pessoa deveria emitir sua
própria moeda, e “o mercado dirá” quanto cada uma vale! Dizem também que
“neoliberalismo” é uma invenção da esquerda e que Ronald Reagan, Margaret
Thatcher e o Consenso de Washington são “neo-intervencionistas”!
Outra invenção dos austríacos incorporada à academia
neoclássica foi o suposto “problema” do cálculo econômico no socialismo,
simplificadamente, a ideia de que, se o Estado é proprietário de todos os meios
de produção, não há como calcular os preços dos meios de produção, porque esses
meios não são comprados e vendidos, mas só transferidos “internamente” de uma
parte do Estado à outra. Que problema! Nem parece que a humanidade viveu à
maior parte da sua existência SEM precisar calcular preços!
Os austríacos ficam bolados porque Margaret Thatcher andava
com um caderninho de citações de Friedrich Hayek, mas supostamente nunca
governou segundo a cartilha dos austríacos. A Escola Austríaca é especialista
em criticar Marx, mas a burguesia só recorre à teoria austríaca... contra Marx!
Quando se trata da “vida real”, de governar um país ou de administrar uma
empresa, não tem Kim Kataguiri que dê conta do recado.