9/12/14

Da MEGA à MEGA2 | Breve história da edição crítica das obras de Karl Marx

Hugo E. A. da Gama Cerqueira   |   Este artigo discute os diferentes esforços para empreender uma edição completa e histórico-crítica das obras de Karl Marx, a Marx-Engels Gesamtausgabe (MEGA): a primeira, liderada por David Riazanov nos anos 1920-30 e, a segunda, o projeto da MEGA2, iniciado nos anos 1970 e ainda em curso. O artigo apresenta essas duas edições e discute seus impactos sobre a interpretação do pensamento econômico e filosófico de Marx.

Introdução

No último século e meio, a obra de Karl Marx foi lida por pesquisadores e estudiosos das mais diferentes disciplinas e em toda parte do mundo. É difícil lembrar de algum outro pensador que tenha sido tão influente nesse período. Grande parte dos conceitos que empregamos para pensar o mundo contemporâneo deriva direta ou indiretamente de seus trabalhos. Suas ideias incidiram sobre todo o espectro das ciências sociais e, até recentemente, o marxismo, doutrina inspirada em sua obra, era reivindicado por governos que dirigiam um terço da humanidade (Hobsbawn,2011: 311).
Se Marx foi amplamente lido, é preciso notar, por outro lado, que a recepção de sua obra comporta numerosos problemas, distorções e, até mesmo, paradoxos (Thomas, 1991). Em primeiro lugar, o fato de que suas ideias tenham invadido os currículos de várias disciplinas acadêmicas não deve nos fazer esquecer a relativa marginalização de sua influência justamente naqueles campos em que ele teria mais a nos ensinar, a começar pela economia, mas também a filosofia e a política. Em segundo lugar, nos países em que o nome de Marx foi venerado e o marxismo se constituiu em ideologia oficial, a leitura de suas obras ficou restrita a um punhado de estudiosos ligados a instituições pouco conhecidas. Fora delas, o que prevaleceu foi o ensino de alguma versão simplificada e monolítica das ideias de Marx, construída de modo a proporcionar justificativas para as práticas políticas dos regimes vigentes. Finalmente, seguidores e adversários de Marx estabeleceram uma continuidade direta e estri ta entre suas ideias e aquelas que povoaram o marxismo em suas diferentes versões. Desse modo, as diferenças que poderiam existir –e, certamente, existem– entre os conceitos marxianos e as ideias marxistas foram deixadas em segundo plano e terminaram apagadas.

Com efeito, se tomarmos por marxianos os juízos e conceitos que podemos atribuir com segurança ao próprio Marx e por marxistas as ideias que são consideradas pela maioria como estando de acordo com o seu legado intelectual, então é fácil ver que nem tudo que passa por marxista é marxiano: as teorias do imperialismo, por exemplo, pertencem muito mais a Lenin, Hilferding ou Bukharin que ao próprio Marx. Por outro lado – e mesmo que isso soe mais estranho ou até paradoxal–, não é menos verdade que nem tudo que é marxiano pode ser considerado marxista, quando mais não fosse, pela simples razão de que o marxismo se desenvolveu numa época em que o conhecimento dos escritos de Marx era repleto de lacunas e, por isso mesmo, parcial e inadequado (Thomas, 1991: 25-26).

Foi assim, por exemplo, que a doutrina do “materialismo histórico” – expressão jamais empregada por Marx – foi formulada nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX por autores como Plekhanov, Mehring e Kautsky, muito antes que o manuscrito de A Ideologia Alemã fosse publicado. Essa doutrina, por sua vez, influenciou decisivamente a maneira como o manuscrito de Marx e Engels foi lido e interpretado: como um texto no qual se encontraria, pela primeira vez, uma versão mais ou menos acabada do assim chamado “materialismo histórico”.

Na mesma direção, o descompasso entre o marxismo e algumas ideias de Marx permite compreender a tensão provocada pela publicação de obras como os Manuscritos Econômico- Filosóficos e os Grundrisse der Kritik der politischen Ökonomie. Ao virem à luz, esses textos desafiaram as interpretações convencionais sobre a crítica da economia política e deram origem a longas controvérsias em que, muitas vezes, foram reduzidos à condição de obras da juventude, anteriores à maturidade e incompatíveis com o sentido já estabelecido da elaboração teórica de Marx que, por sua vez, não se admitia que fosse posto em questão.

Por essa razão – pelo fato de que o marxismo se constituiu antes mesmo que a maioria dos textos de Marx fosse conhecida – a compreensão da recepção da obra de Marx requer que um entendimento seguro do movimento de edição e publicação de cada um de seus textos. Por sua vez, o conhecimento desses dois processos – da maneira como as obras de Marx vieram a público e do modo como foram lidas – pode remover obstáculos e sugerir caminhos para uma releitura desses textos em nova chave e para uma reinterpretação do pensamento de Marx, agora livre das funções ideológicas que pesaram sobre ele no passado.

É o que procuramos mostrar no artigo que vai ser lido. Ele está organizado em três partes, além dessa introdução e de uma breve conclusão. A primeira seção discute as tentativas iniciais de edição das obras de Marx e Engels até o final abrupto da primeira Marx-Engels-Gesamtausgabe (MEGA). A segunda aborda brevemente a edição da Marx Engels Werke e apresenta o projeto da nova MEGA2. A terceira seção analisa algumas repercussões da MEGA2 para a interpretação de textos consagrados de Marx.